Em destaque

Banksy, o artista de rua mais famoso do mundo.

Banksy, um polêmico artista inglês de identidade desconhecida, cujo pseudônimo é conhecido ao redor do mundo.

“Os maiores crimes do mundo não são cometidos por pessoas que violam as regras, mas por pessoas que seguem as regras. São as pessoas que seguem ordens que soltam bombas. “

Suas citações traduzem muito bem o que sua obra retrata, com um estilo extremamente crítico à política, e de personalidade anarquista, Banksy gosta de colocar críticas sociais e políticas em suas obras.
O exemplo mais visível de como o artista trabalha é essa obra.

Napalm (Can’t Beat That Feeling).
Londres (2004)

Nessa genial obra de Banksy, que relaciona a guerra do Vietnã com a cultura capitalista. Com a montagem de três imagens: Mickey Mouse, Ronald McDonald (símbolos da cultural americana capitalista), e uma das fotografias mais famosas da história da humanidade, uma menina fugindo de sua aldeia, que havia sido alvejada com napalm pelos estadunidenses.

Fotografia feita por Nick Ut.
Vietnã (1972)

Obras com elementos únicos.

“Soldier throwing flowers”
Palestina, 2005

Banksy, esteve na palestina algumas vezes e em 2005 fez “Soldier throwing flowers”, que pode se traduzir como “soldado jogando flores”, esta obra fica na divisa entre Israel e palestina.

“Steve Jobs”
França, 2015

Pintado em Calais, na região norte da França, onde existe um campo de refugiados. Na imagem está retratado o antigo CEO da Apple, Steve Jobs, que era filho de imigrantes sírios.
Está obra é uma das únicas que Banksy fez um comentário a respeito:

“Somos muitas vezes levados a acreditar que a migração drena os recursos de um país, mas Steve Jobs era filho de um imigrante sírio. A Apple é a empresa mais rentável do mundo, paga mais de 7 mil milhões de dólares por ano em impostos e só existe porque autorizaram a entrada a jovem de Homs.”
Grosvenor
Londres, 2010

Grosvenor, uma das únicas obras onde Banksy aproveita o espaço, ou seja, o trabalho é construído em diálogo com o espaço.

Stop and search
Palestina, 2007

Banksy registrou nove imagens na palestina e esta é a mais famosa. Nela ocorre a inversão de papeis, a criança encosta o soldado na parede e o revista.
Todas as nove obras foram feitas próximas a fronteira Israel e Palestina, uma região de extrema tensão política.

Thinker
Gaza, 2014

Thinker, é uma referencia a clássica escultura O pensador, de Rodin.
Foi pintada após haver uma guerra na região.

Monkey parliament
Bristol (2009)

Nesta obra, onde chimpanzés ocupam o parlamento da Inglaterra, Banksy crítica os políticos ingleses.
Trabalho feito em uma tela, as medidas do quadro são 61.0 x 91.4 cm. A obra foi vendida em 3 de outubro de 2019, por 12 milhões de libras na casa de leilão de Londres.

A obra mais famosa.

Girl with ballon
Londres, (2002)

Na obra é possível ver uma menina que estende seu braço para alcançar um balão que é levado pelo vento, com a frase ao lado “There is always hope”, que se traduz para “há sempre esperança”.

Banksy, aqui deixa uma mensagem de esperança, que apesar de todo desalento em relação ao sistema que estamos inseridos, há razões para crer em dias melhores.

Este trabalho, sendo o mais famoso do artista, foi reproduzido em uma tela e vendido por um milhão de libras, entretanto, no momento da venda a obra se autodestruiu. Com um dispositivo inserido dentro da moldura do quadro, o papel foi triturado pela metade.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora